Valores

Sabe qual é o problema de ter uma boa educação sobre princípios morais na infância? É que quando crescemos descobrimos que eles não valem de nada!

  Aprendemos que não devemos mentir, e percebemos, posteriormente, que precisamos de mentiras para nos protegermos; entendemos que não devemos julgar os outros, e mais tarde descobrimos que a capacidade de julgar é o que nos dá o discernimento necessário para sabermos em quem confiar e sobre como agir; somos induzidos a acreditar que devemos respeitar as diferenças, e notamos depois que devemos evidenciar as diferenças para enfatizar nossas virtudes, quando assim for conveniente. Nos é ensinado que não devemos fazer coisas ruins, mas também aprendemos a ser indiferentes quando essas coisas ruins não afetam diretamente os nossos interesses.

  Não quero dizer que sermos ensinados desde pequenos a sermos boas pessoas é algo errado, mas isso nos é passado através de palavras que de nada adiantam se não houver exemplos, exemplos bons e concretos! Além disso, nunca nos é mostrado a diferença entre o certo e o real, isso descobrimos sozinhos quando é preciso.

  Vivemos na realidade do “faça o que eu digo, não o que eu faço!” e nos frustramos quando percebemos que o mundo é feito por homens egoístas.

  O problema de ter uma boa educação sobre principios é que a fonte desses valores passa a ser corrompida devido a contradição presente nos atos daqueles que formam nossa moral. Estamos vivendo numa realidade onde a moda é falar frases belas e manter comportamentos repreensíveis.

  Ter uma base de valores morais quando se é criança talvez realmente nos ajude a formar um mundo melhor, porém, infelizmente, não nos habilita a viver no mundo que há atualmente.

Por: Gabo.

Anúncios

~ por GabMarks em 13 de março de 2012.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: